Edificações



Caracterização do Curso
O curso Técnico em Edificações refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas a projeto, construção e manutenção de obras civis ditas leves: prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais. Tais serviços envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais, patologia e tratamento de estruturas.

Objetivos
O Curso Técnico em Edificações objetiva:
- Formar profissionais fundamentados, teoricamente, com domínio de técnicas de planejamento, gestão e controle para inserção no mercado de trabalho da construção civil;
- Formar técnicos conscientes de suas responsabilidades ética e social, que se comprometam com a aplicação de tecnologias politicamente corretas, prezando a qualidade de vida e promovendo o bem estar da comunidade.

Área de Atuação – Mercado de Trabalho
O técnico em Edificações vem suprir o mercado ante a necessidade de um profissional técnico orientado a prática e acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros e tecnólogos, respeitadas as atribuições de cada profissional. O mercado de trabalho se apresenta na forma de médias e grandes construtoras, mobilizadas para edificações residenciais, hospitalares, comerciais etc.
Outros setores importantes, do ponto de vista do posto de trabalho, são os inúmeros escritórios de engenharia e arquitetura, bem como as pequenas construtoras vinculadas às fases de projeto, execução e manutenção de edificações. Assim, podemos listar algumas funções, tais como:

a. Desenho de projetos;
b. Desenho auxiliado por computador (CAD);
c. Instalações Sanitárias, Elétricas, hidráulicas e especiais;
d. Orçamento;
e. Fiscalização e acompanhamento;
f. Verificação de código de posturas e Legislação Urbana;
g. Controle tecnológico da obra;
h. Atividades laboratoriais com materiais de construção.